O atual presidente do Legislativo de Santa Maria, Givago Ribeiro (PSDB), concede uma coletiva na manhã de hoje para fazer um balanço dos 100 dias de sua gestão. Um dos assuntos que devem ser abordados é a obra da nova sede, parada há mais de 10 anos.
Há uma perícia judicial encaminhada e que oferecerá subsídios para a direção decidir se retoma ou não a construção, que já virou um elefante branco. O profissional já foi contratado e aguarda a resolução de pendências burocráticas em relação ao processo judicial, conforme informou o procurador da Câmara, Lucas Saccol Meyne. O trabalho de análise da obra inacabada deve começar no mês de maio.
Avaliação de Lula e Bolsonaro
Pesquisa Datafolha publicada, no começo deste mês, aponta que 61% dos brasileiros avaliam que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) age mal ao adotar a política do toma lá da cá com o Congresso Nacional. Ou seja, ao supostamente trocar cargos e verbas por apoio dos parlamentares. Por outro lado, 34% aprovavam a prática e 5% responderam que não sabem avaliar. Lula, inclusive, completa hoje 100 dias no Palácio do Planalto e será lançada uma campanha para marcar a data.
O Datafolha também consultou os entrevistados sobre o futuro do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Dados divulgados na terça-feira revelam que 51% avaliam que o capitão deve ficar inelegível por oito anos devido à campanha contra as urnas eletrônicas. Já 45% dos brasileiros consideram que Bolsonaro deve ser liberado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para disputar outros pleitos. O levantamento mostra que o eleitor está bem dividido.
O Datafolha ouviu 2.028 pessoas com 16 anos ou mais nos dias 29 e 30 de março, em 126 cidades. A margem de erro é dois pontos para mais ou para menos.
Aparte
Um grupo de prefeitos da Associação de Municípios da Região Centro (AMCentro) faz hoje à tarde, às 14h, uma visita ao reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Luciano Schuch, para agradecer pela condução do processo de volta do vestibular.
Também será em solidariedade a Schuch pelas críticas feitas pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) em relação às mudanças no ingresso dos alunos à UFSM, que chegou a ocupar parte da Reitoria impedindo a saída do comandante da instituição e de pró-reitores.
O clima belicoso no Legislativo de Santa Maria pode desembocar na Comissão de Ética da Casa por manifestações de vereadores que, lamentavelmente, ultrapassaram o discurso político e partiram para ataques pessoais.